imagem header

Produção de semente de soja com máxima qualidade

09/01/2018

O sucesso no cultivo de soja depende diretamente da qualidade da semente utilizada. Embora a temperatura, a chuva e outras questões climáticas interfiram na produção, a semente é a principal protagonista do processo e dela deve germinar grãos de máxima qualidade.

O produtor Marcelo Balerini, de Serra do Salitre, interior de Minas Gerais, comenta que é um desafio colher sementes de qualidade, principalmente no Cerrado. Contudo, o agricultor precisa se reestruturar e preparar o seu negócio para fazer a colheita, o beneficiamento, a armazenagem e o controle de qualidade da melhor forma possível. “Produzir o grão não é difícil, transformar em semente é um desafio enorme. Precisa estar bem estruturado para isso”, aponta.

De acordo com a publicação “Tecnologia da produção de semente de soja de alta qualidade”, da Embrapa, a qualidade na semente de soja é composta por quatro pilares: 1) qualidade fisiológica: uma semente com alto vigor e germinação; 2) qualidade genética: geneticamente pura, sem misturas varietais; 3) qualidade sanitária: sementes livre de outras sementes de plantas daninhas e de patógenos; 4) qualidade física: composta por uma semente pura, livre de material inerte, como contaminantes.

Mais Notícias

Voltar